Semana passada durante uma aula de genética, foi levantada a seguinte questão: será que um dia o homem será capaz de conhecer todos os seus genes e manipulá-los a ponto de poder criar seres humanos de acordo com seu gosto, escolhendo, inteligência, força, beleza, tamanho e etc.
A discussão que se seguiu era o homem seria melhor se fosse escolhido geneticamente? E quem faria os trabalhos subalternos? Um colega de classe disse, que sim, se formos mais inteligentes inventariamos maneiras de que o trabalho subalterno fosse feito, por robôs ou coisa do gênero.
Infelizmente o que eu vejo como importante, a genética não poderá fazer, o ser humano não tem que ser mais inteligente e sim menos idiota! Será q a genética será capaz de fazer isso? Pensemos um pouco a respeito...
Hoje, o homem sofre, morre, sente dor, é obrigado a lidar com questões evolutivas “imperfeitas”, e mesmo com tudo isso, mesmo com todos esses poréns e certezas das duvidas naturais do ser humano, duvidas naturais que eu digo são aquelas que fogem da nossa compreensão e domínio. Será que meu filho vai nascer perfeito? Será que eu não terei nenhuma doença, será que q eu sentirei muita dor quando eu for morrer? Ou até as duvidas mais banais, será q ela vai gostar de mim? Será q serei aceito na entrevista? Estou gordo? Essa lista seria interminável, temos tantos exemplos que não vejo fim para eles.
Claro, se fossemos melhor geneticamente alguns desses exemplos seriam corrigidos e seriamos melhor, viveríamos melhor!! Doce inocência....tão inocente que me lembra uma criança achando q se tiver tal brinquedo ela vai ser mais bem quista pelos seus amigos.
Deixa eu explicar o por que o ser humano PRECISA ser menos idiota e não mais inteligente. Pense, se mesmo sofrendo tanto ainda estamos preocupados em querermos ser melhor, mais bonitos, mais fortes, a ponto de subjugarmos o tempo todo aqueles que estão a nossa volta, se mesmo assim procuramos um lugar onde seremos aceitos, um meio, um pais, uma religião, uma cor e etc....
Muito engraçado é voltarmos ao inicio da questão e acharmos a palavra trabalhos subalternos. Subalterno é só aquilo q esta fora de moda ou que não é visto como algo útil! O que é totalmente discutível, jogarmos o lixo fora e ele ser bem “acondicionado” é tão importante quanto um medico cuidando de um doente, é a prevenção do ter que ir ao medico! OK, o exemplo do lixo não vale, servente de pedreiro serve? É, quem vai querer ser um? Bom talvez, eu! Já me mato na academia, subo na esteira e meu coração quase salta pra fora e ainda pago pra isso, não ganho! A única coisa que quero mostrar é, de novo estamos quantificando e qualificando...Ah Marcelo, pô, isso é da espécie!! É natural...! Perfeito então vamos continuar fazendo tudo aquilo q tivermos vontade! Se eu estiver com raiva eu mato, se eu quiser copular eu pego uma fêmea! Ops! Estamos caindo na barbárie, e isso não é ser inteligente! Decida-se!!!!!!
Escondendo aquilo que temos de “imperfeito” nos tornamos melhores?
Ser mais inteligente esta longe de ser ter um QI mais alto, ou uma qualificação superior, ser inteligente é conhecermos as nossas fraquezas e a partir daí conseguirmos visualizar a perfeição de sermos imperfeitos. E aceitarmos isso não só em nós, mas principalmente em todos que estão a nossa volta.
Caso contrario, que venha a melhoria genética e vamos aprender a nos matar de modo mais eficaz, pq esse modelo atual, esta ruinzinho....
Ps: Gattaca é um filme de ficção científica produzido nos Estados Unidos da América em 1997. COM o tema de melhoria genetica, recomedo!
http://www.youtube.com/watch?v=o7OYCmynrRU
2 comentários:
Vi esse filme em uma aula de Técnicas e Exames Psicológicos com finalidade de fazer uma analogia com a forma que os "exames" são utilizanos no filme e a função do psicólogo na aplicação de testes. Achei bacana!
Abraço,
"o ser humano PRECISA ser menos idiota e não mais inteligente"
Cara, gostei das suas divagações e realmente antes das aspirações genéticas devemos comprender melhor nossas diferenças!!!
Aguardo novos posts...
Gde abç
Postar um comentário